Encontro de Gestores de RH

No dia 04 de julho de 2023, a Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizou o Encontro de Gestores de RH – 2023. O evento, organizado por Fernanda Freitas (Assistente da CRH), foi o encerramento do Ciclo de Palestras “Gestão de Recursos Humanos 2023”, transmitido via YouTube nos dias 07, 14, 21 e 28 de junho, no canal do EAD SES-SP.

A programação contou a palestra “A Jornada Imperfeita de Carreira”, com a premiação “Destaque RH – Gestão de Pessoas na Prática”1, e com a apresentação da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal.

Na ocasião, o Maestro da Orquestra Guilherme Rocha falou sobre a Gestão de  Pessoas e sobre o trabalho que realiza.

“Participar desse evento foi bastante enriquecedor para mim porque pude perceber a forte relação entre a gestão de pessoas numa empresa e a gestão na orquestra. Nesses dois casos o objetivo do gestor é o mesmo: propiciar um ambiente de trabalho e cooperação que valorize cada profissional e, ao mesmo tempo, aponte para um fim comum. Assim como o maestro tem a responsabilidade de planejar, motivar e guiar os músicos para que a orquestra toque “em harmonia”, o gestor de recursos humanos faz isso com sua equipe, guardadas as devidas particularidades de cada função. Agradeço imensamente o convite da coordenadora Maria Aparecida Novaes e espero que possamos nos reencontrar em breve para outros eventos”, disse Guilherme.

Fernanda Urtado Pimenta, Diretora de Recursos Humanos do Hospital Estadual Dr. Odilo Antunes de Siqueira de Presidente Prudente, esteve presente no evento e fez suas considerações: “Participar do encontro me motivou a superar os obstáculos diários, aprender como sou capaz de fazer o melhor e auxiliar a equipe para alcançarmos nossas metas. Gostei muito da palestra com a Patrícia Pimentel e a Margareth Correia”.

Jornada Imperfeita de Carreira

A Palestra “Jornada Imperfeita de Carreira” foi ministrada por Margareth Correia, Consultora de Carreiras, e por Patricia Pimentel, Consultora Sênior. As duas palestrantes trouxeram diversos pontos importantes para que os ouvintes pudessem repensar seus objetivos profissionais, como protagonistas de suas próprias trajetórias.

Segundo Margareth Correia, a “Jornada Imperfeita de Carreira foi criada para quebrar paradigmas. Muitas vezes, admiramos a carreira de outras pessoas (sejam pessoas famosas ou aqueles que admiramos)”.

“É comum olhar para o que há de mais perfeito, mas esquecer que também existem obstáculos e dificuldades. Estes só são sempre transponíveis quando damos significado para o que fazemos e isso independe de cargo, função, fama ou dinheiro. E esta é uma decisão individual pois ninguém fara isso, além do próprio profissional”, afirma Margareth.

Para Patricia Pimentel, “nossa história define quem somos, e a cada atitude que tomamos deixamos marcas em pessoas e em situações. Isso nos define. Devemos ter motivo de orgulho de nossa trajetória”.

“Hoje em dia fala-se muito sobre assumirmos nosso protagonismo em relação a nossa carreira, assim como pela nossa vida. Se almejamos dirigir as nossas vidas temos que refletir e compreender quais são nossos propósitos profissionais e traçar objetivos para que possamos ter o controle daquilo que está sob nosso controle tais como educação e formação contínua, autoconhecimento, saúde mental, relacionamentos interpessoais”, conclui Patricia.

Prêmio Destaque RH

Conheça as unidades premiadas no ano de 2023:

• Acesso ao Dashboard de Informações: Assessoria de Recursos Humanos da Coordenadoria de Serviços de Saúde
  • Acesso ao Sistema de Gestão Integrada de Recursos Humanos: Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha
  • Acesso ao Sistema para o Planejamento do Exercício de Férias: Hospital Geral “Dr. José Pangella” de Vila Penteado
  • Conclusão do Programa de Integração dos Servidores da SES/SP:  Instituto de Infectologia Emílio Ribas
  • Conclusão do Curso de Gestão de Pessoas: CER. Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti
  • Conclusão do Curso de Desenvolvimento Gerencial em Serviços de Saúde: Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos
  • Participação no Projeto Compartilhando Experiências em Gestão de Pessoas: Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos

1Prêmio para as áreas de Recursos Humanos das Unidades da Administração Direta da SES/SP, com destaque na utilização dos produtos ofertados pela CRH/SES/SP e na inscrição de conteúdos no Projeto Compartilhando Experiências em Gestão de Pessoas, pautados na Política de Gestão de Pessoas na SES/SP.