Atenção Secundária à Saúde

       
         

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) existe um conjunto de categorias e de serviços disponíveis são diferenciados pelo nível de complexidade do caso. Na
busca de promover a saúde da população brasileira e atender as demandas relacionadas a comunidades especificas, os níveis de atenção à saúde existentes no Brasil são três: primário, secundário e terciário.

Nesta página iremos abordar o nível secundário.

A Atenção Secundária é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade. Esse nível compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência. A expectativa é que os casos recebidos no nível secundário, encaminhados pelo nível primário, possam ser atendidos satisfatoriamente por meio do trabalho dos profissionais e da utilização dos equipamentos que compõem essa etapa de atenção. Na assistência à saúde prestada aos usuários no nível secundário também estão presentes os serviços de urgência e emergência.


Documentos